AEP Sabatinas: Emer Elias diz que pandemia do novo Coronavírus é Ilusão; confira a declaração

O candidato Emer Elias, que concorre a prefeitura de Peruíbe pelo partido Democracia Cristã (DC), foi entrevistado pela Associação dos Estudantes de Peruíbe na AEP Sabatinas, na última terça-feira (20) e acabou “ganhando a internet” por dizer que a pandemia do novo Coronavírus se trata de uma ilusão. A declaração foi dada no final do debate, quando ele participava do quadro “Bate Bola – Jogo Rápido”. Nessa parte do programa, o candidato precisava dizer o que pensava sobre assuntos escolhidos pela direção da sabatina. Você pode conferir o programa na íntegra no final da matéria.

Segundo o Google, desde que o surto de Corona começou na China, 1 milhão 128 mil 701 pessoas morreram da doença no mundo todo. Aproximadamente 41.090 milhões de casos foram constados em todos os países e cerca de 28.025 milhões de pessoas se recuperaram.

Além disso, o candidato respondeu perguntas sobre a saúde de Peruíbe, incentivo à prática de esportes, educação, emprego, coleta seletiva e etc. Você confere um resumo dos assuntos nos tópicos abaixo:

Saúde

A primeira pergunta para o ex-vereador foi sobre a sua proposta para a reinauguração da maternidade de Peruíbe, desativada há muitos anos e que é prometida por diversos candidatos.

“Para colocar a maternidade para funcionar, é necessário um banco de sangue, uma sala de cirurgia e uma UTI, e também seguir o padrão da saúde. Isso que será feito caso seja eleito”, declarou Emer.

Ainda segundo o candidato, o que diferencia a proposta dele da dos demais é que: “por ser Engenheiro Civil, tenho a capacidade para reconhecer as necessidades para a finalização da obra e realizar o projeto adequado”.

Além da maternidade, Emer disse que fará um Hospital Infantil, que funcionará como uma pediatria para que as crianças sejam atendidas em outro lugar e não na UPA da cidade (como vem sendo praticado). Questionado sobre como faria essas reformas e construções, levando em consideração as dificuldades financeiras do município, o candidato declarou:

“A cidade possui capacidade e recursos para isso, pois recebeu emendas do Governo Federal e buscará parceria com o Governo do Estado e com os “seus deputados” (base aliada do candidato). Caso não consiga, ele irá realizar com a verba da Prefeitura mesmo”.

O candidato também foi indagado sobre como tornar a saúde municipal menos centralizada na UPA e AME e qual seria a proposta para zerar as filas das UBS dos bairros. Segundo Emer, caso eleito o processo funcionará assim: “as UBS serão reformadas, e irão facilitar o atendimento, pois passarão a ser utilizadas antes do encaminhamento para a UPA. Emer também declarou que as UBS dos bairros Caraguava e Vila Erminda serão abertas 24h, em outro momento.

Ainda falando sobre saúde, o candidato a prefeitura de Peruíbe também falou sobre o pagamento para os médicos e o orçamento local.

“Atualmente a cidade gasta muito na saúde com médicos que recebem 80 ou 90 mil por mês. Caso eleito, a cidade irá trabalhar com médicos mais baratos, porém, com qualidade equivalente”, declarou

“Peruíbe contratará mais médicos para atuar na cidade, além de dar melhores condições de trabalho para esses profissionais. Ainda que caso não consiga fazer um concurso público, iremos contratar esses profissionais por meio de OS que custará menos que por RPA”. ”. completou o candidato em outro momento.

Segundo Emer, a OS seria pagamento mensal e RPA pagamento diário.

Esporte

Perguntado sobre locais que possam oferecer aos jovens de Peruíbe a pratica de esportes diversos, o candidato se pronunciou da seguinte forma: “Montarei um Centro Olímpico, com todas as categorias de esportes profissionais, com quadra, piscina e tudo que envolva o esporte”. De acordo com ele, o local escolhido será o Parque da Cidade, que está abandonado, será recuperado e irá virar o Centro Olímpico, em que todos os alunos serão profissionais e serão enviados com apoio da prefeitura para representar Peruíbe nas diversas competições.

Educação

Questionado sobre algumas de suas propostas de governo sobre a educação, como Creche Noturna e Escolas aos Finais de Semana, e como essas propostas seriam viáveis, levando em consideração a dificuldade financeira que o município já sofria e que foi agravada ainda mais pela Pandemia. Emer respondeu da seguinte maneira: “As Creches Noturnas seriam para as mães que trabalham no período noturno e não tem com quem deixar seus filhos”. Para ele: “Isso não afetará muito o orçamento do Município, pois à noite normalmente as crianças vão dormir. Elas irão jantar nas creches e irão dormir. Deixando assim, os pais e responsáveis tranquilos”.

O candidato também disse que: “As creches ficarão disponíveis a partir das 16h e durante toda a madrugada. No momento que os pais retornarem para pegar os filhos, a Prefeitura disponibilizará um carro para leva-los até sua casa, para dar mais segurança a eles”. Além disso, o candidato também ressaltou outro ponto: “Durante todo o período, guardas Municipais estarão nas creches para garantir a segurança das crianças e dos funcionários”.

Em relação às Escolas abertas aos Finais de Semana, Emer Elias se posicionou da seguinte forma:

“Quero que os pais frequentem as escolas com os filhos aos finais de semana, realizando exercícios, atividades e possivelmente reforço escolar, como funciona nas Escolas do Estado”. Segundo ele: “A presença dos pais nas escolas com seus filhos, fará com que eles possam ajudar a escola e a administração a oferecer uma educação melhor para as crianças”.

Emprego

Para oferecer cursos profissionalizantes aos jovens da cidade, o candidato disse que em sua gestão trará: “O SESI e o SENAI para oferecer cursos técnicos para os cidadãos. Para que possam trabalha nas diversas áreas, incluindo nas industrias não poluentes, que virão para o Município”.

Outra área que o candidato prometeu investir para oferecer emprego para a população é a da construção civil, que segundo ele: “Está restrita, e será ampliando com a alteração no Plano Diretor da Cidade”.

Turismo

Segundo o Emer, em uma possível gestão sua a frente da Prefeitura, essa pasta será tratada da seguinte forma: “… a fomentação de eventos durante o ano todo na cidade e investindo também nos pontos turísticos da cidade, tornando-os mais atrativos”.

Cultura

Questionado sobre suas propostas para a cultura do município, o candidato disse: “Umas das medidas tomadas será a da reativação das Ruínas do Abarebebê, com a implementação de um Museu e um teatro a céu aberto em que os próprios indígenas farão apresentações”. Outra medida apresentada e que, caso seja eleito, será implantada é essa: “Montagem de cinco palcos na orla da praia, que serão iluminados e, aos finais de semana, serão utilizados para apresentações de músicos locais”.

O candidato também disse que terminará a obra da Praça Flórida e a transformará em um centro de artesanato novamente e que levará para os bairros “mini boulevards”, como o do Centro, para que a população também tenha atrações e oportunidade de lazer nos bairros”.

Os programas da AEP Sabatinas estão sendo realizados diariamente, às 20h, por meio Facebook da Associação do Estudantes de Peruíbe. L

#2 – AEP Sabatina 2020

Sabatina com o candidato a prefeito EMER.#AEPSabatina2020

Posted by AEP Oficial on Tuesday, October 20, 2020

Atualização

Um dia depois a postagem do texto, a assessoria do candidato Emer, do partido Democracia Cristã, entrou em contato com a redação do Resenha Livre e se posicionou da seguinte forma:

Quero pedir desculpas publicamente pelo mal-entendido quando respondi “ilusão” sobre pandemia, na Sabatina da AEP, na noite da terça- feira. Na realidade queria dizer “decepção”. Decepção com a pandemia e a forma como é tratada no país, inclusive aqui em Peruíbe, em que a Prefeitura não justifica como gastou o maior valor de dinheiro recebido, entre as cidades da Baixada, para o combate da Covid-19. Ilusão diria foi o Hospital de Campanha que a atual administração municipal disse que montaria e não fez, só para desviar a atenção sobre a obra inacabada da maternidade. Isso foi mostrado em rede nacional de TV, uma vergonha para nossa cidade. Isso não foi ilusão.

Infelizmente me confundi na hora de responder, e como não houve questionamento sobre a resposta, passou batido. Claro que não há como ignorar a morte de mais de 1 milhão de pessoas em todo mundo, vítimas da doença. Em nossa cidade, até agora, foram mais de 1.000 casos e 37 mortos.

Minha solidariedade a cada família que sofreu em decorrência da Covid-19 e a cada peruibense. Estava confiante e passou batido o esclarecimento que deveria fazer naquele momento, mesmo que não questionado sobre a minha resposta.

Com humildade é que faço questão de esclarecer e deixar clara a minha posição sobre o assunto, e repudiando também a forma como alguns tentam se aproveitar na tentativa de denegrir a minha imagem junto à população.

LEIA MAIS:

Cabo Anderson fala sobre legalização de transporte alternativo no primeiro programa da AEP Sabatinas; confira!

124 thoughts on “AEP Sabatinas: Emer Elias diz que pandemia do novo Coronavírus é Ilusão; confira a declaração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *