Revista divulga lista de artistas que pagam para ter músicas nas rádios

O universo da música entrou em um verdadeiro colapso recentemente. Na noite desta segunda-feira (05), a Rolling Stone, grande revista americana voltada ao mundo da música, política e cultura popular, resolveu fazer uma grande exposição dos artistas e gravadoras que geralmente pagam as grandes rádios para tocarem suas músicas, conhecido como Pay-For-Play (Pagar para tocar).

Artistas como Ed Sheeran, Shawn Mendes, Halsey, Dua Lipa estão presentes nesta lista junto á vários outros grandes nomes da música. Inclusive nomes que bombaram no mundo da música neste ano de 2020 aparecem nesta lista também.

Veja abaixo a lista divulgada pela Rolling Stone:

Reprodução/Twitter

Após a divulgação desta lista, muitos fãs se revoltaram em meio ás redes sociais pois, de acordo com muitos deles, se sentiram ofendidos pois esta acusação dava a entender que seus ídolos pagavam para fazerem sucesso. E a grande questão que podemos levantar é: Será que se estes artistas não utilizassem este meio de divulgação em determinadas músicas que foram grandes sucesso, elas mesmo assim teriam tido este sucesso todo?

A descoberta pela Rolling Stones

Em junho de 2019, Mitch Mills, vice-presidente sênior de promoção de rádio da Elektra Records, enviou um texto urgente para Steve Zap, um promotor de rádio independente que trabalha com várias estações no formato adulto contemporâneo. Os dois são músicos de longa data na indústria da música e trocam mensagens de texto sobre atos do Warner Music Group, incluindo o Panic! At the Disco, Twenty One Pilots e Fitz e os Tantrums.

O texto de junho de 2019 mostra que Mills estava preocupado porque o Panic! At the Disco estava recebendo menos execuções do que na semana anterior em uma estação supervisionada por Zap. “Stevie … [baixo] 11 em pânico”, escreveu Mills. "Acabei de fazer um acordo de 2 mil com você … preciso do Panic de volta." 

O texto é uma das mais de 2.500 mensagens envolvendo Zap que foram obtidas pela Rolling Stone. Vários desses textos, que vão de 2018 a julho deste ano, referem-se a conversas com executivos de grandes gravadoras sobre brindes promocionais e pagamentos a uma estação de rádio - práticas que foram supostamente proibidas. 

Fonte: Rolling Stone 
Reprodução/Twitter

“Em agosto de 2019, a Zap enviou uma mensagem para uma estação de rádio dizendo, ‘ Esta semana mate o Panic e o Ed Sheeran e coloque Shawn a todo poder para #1…’ Nos charts das semanas anteriores, ‘I Don’t Care’ de Ed Sheeran estava em primeiro lugar, Shawn Mendes com ‘If I Can’t Have You’ era número três – A Republic Records estava promovendo o single – e Panic! At The Disco com “Hey Look Ma, I Made It” se encontrava na quarta posição.

Na semana de acompanhamento do gráfico se aproximando do fim, a estação disse a Zap que o single de Mendes estava programado para tocar a cada meia hora. Mas então Zap disparou outra mensagem: “Está muito perto e ainda não pulamos o Ed. Depois das 20h. Podemos fazer a cada 15 minutos. Ninguém vai perceber. Ninguém escuta o rádio a não ser no carro”

111 thoughts on “Revista divulga lista de artistas que pagam para ter músicas nas rádios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *