AEP Sabatinas: Gilberto Giba diz que Peruíbe não pode depender só do Turismo

Neste último sábado (24), a AEP Sabatinas recebeu o candidato à prefeitura de Peruíbe Gilberto Giba do PSOL, que respondeu a perguntas dos estudantes sobre diversos temas sobre o município.

Gilberto Gonsales, que é professor de Geografia do Ensino Fundamental, disputa pela primeira um cargo eletivo na cidade, e respondeu perguntas sobre Educação, Saúde, Meio Ambiente e etc. Você confere um resumo dos assuntos nos tópicos abaixo:

Educação

A primeira pergunta para o candidato Gilberto Giba foi sobre sua proposta de atrair universidades públicas para a cidade de Peruíbe. Segundo Giba “A cidade não pode depender só de Turismo e a Pandemia provou isso, e a proposta é tentar atrair para a cidade universidades públicas que forneçam o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão”, e isso, segundo o candidato “Isso contribuiria com o mercado imobiliário, recursos para o comércio e isso movimenta a cidade”. Ainda segundo Giba “A cidade possui muita riqueza na fauna, flora, gastronomia e que pode ser explorada com ciência e pesquisa, e trazendo centros de pesquisa e tecnologia que se enquadram no processo de desenvolvimento da cidade, tornando a Educação um carro chefe também além do turismo”.

Giba também foi questionado sobre sua proposta de diminuir o número de alunos por sala de aula nas escolas do município, e como isso poderia ser implementado sem que gere um número menor de vagas, segundo Giba “Primeiro a gente precisa construir mais escolas, o aluno precisa ter qualidade de ensino, e qualidade é ter um número menor de alunos em sala de aula”. Para ele além disso “É necessário investir em estruturas melhores para os alunos, com salas mais bem ventiladas e estruturadas”.

Saúde

Perguntado sobre sua proposta de reativação do Banco de Sangue do Município, e da dificuldade que hoje os doadores encontram, tendo que se deslocar para outras cidades, o candidato disse que “Muitas pessoas tem vontade de doar mas não encontram lugar aqui na cidade, e o investimento para que haja um Banco de Sangue não é muito grande e funcionou aqui, então a gente precisa retomar essa iniciativa”.

Outra questão abordada foi sobre sua proposta para as UBS da cidade, e segundo Giba “A situação das UBS são seríssimas, falta de estrutura, aparelhagem e pessoas, e nosso projeto é voltado para saúde preventiva”. Para ele “A gente acredita nas medicinas dos saberes tradicionais aqui da cidade, por isso é muito importante esse processo”.

Segurança Pública

Outra questão levanta para o candidato foi sobre sua proposta de desmilitarização e recuperação do caráter comunitário, e segundo ele “A proposta é totalmente diferente dessa que opera hoje que está há anos dando murro em ponta de faca, que é uma política que mata o jovem negro e pobre da periferia”. Para Giba, “A Policia de Segurança Pública tem de educar a população e dar a ela condições de moradia e renda e não oprimir e matar a população. Aqui na cidade existem histórias de jovens mortos na praia”. Ainda sobre a proposta, o candidato acredita que Segurança Pública “Não é militarizar, aumentar efetivo ou colocar câmera, é na verdade dar condições para as pessoas não morrerem na periferia”.

Sobre a ideia de outros candidatos de armar a Guarda Municipal, Giba diz que é “Totalmente contra, eu sou educador, e sou contra essa política de que as coisas vão se resolver com arma”. Para ele segurança pública é um tema muito importante “E essa visão precisa ser revista, e essa é a nossa proposta do PSOL”.

Transporte Público

Perguntado sobre sua proposta de Municipalização do Transporte é de Tarifa Zero, o candidato disse que “O transporte não é algo que você tem de pagar para ter, o transporte pode ser custeado pelo município, com a criação de uma empresa municipal e não gastar com as terceirizações”. Segundo ele “A prefeitura adquire sua própria frota e quem vai custear é a própria prefeitura e também o dinheiro que vai vir da taxação dos mais ricos, pois o trabalhador tem de ter transporte”.

Meio Ambiente

Sobre sua proposta de implementar cooperativas no município e como isso seria implementado o Giba disse que a primeira coisa “A gente tem de educar o ser humano, as pessoas tem de separar o lixo em casa, e ter projetos nesse respeito, por exemplo, a gente pode criar hortas urbanas nos bairros, e as pessoas ao invés de jogar o lixo orgânico no lixo, levar para compostagem nessas hortas”. Sobre coleta seletiva na cidade o Candidato disse que “Não existe Coleta Seletiva na cidade, quem faz são alguns coletores que não são organizados, e a gente precisa dar estrutura para essas pessoas trabalharem com dignidade”. Ainda segundo ele é necessário “Ter atitude das pessoas, responsabilidade individual, e também fazer campanhas educacionais para educar os munícipes e os turistas a respeito do tema”.

Outro projeto para o meio ambiente que o candidato apresenta em seu plano de governo é em relação a IPTU progressivo para moradores que se disponibilizem em fazer a separação do lixo, e segundo Gilberto “É uma proposta bacana, e outros exemplos são de pessoas que mantem arvores nativas em suas residências e recebem desconto no IPTU, isso é importante, nós precisamos ter agricultores urbanos”.

Infraestrutura

Perguntado pelo internauta sobre sua proposta para infraestrutura nos bairros carentes, Giba disse que “A principal questão é o problema com as enchentes, e por isso é necessário levar obras de dragagem para esses locais”. Segundo ele “Ao longo do tempo, os rios foram assoreados, é o contrário, é preciso reconstruir os meandros dos rios do município, que soa como veias de um corpo, que liga um lugar ao outro”. No entanto, segundo ele “É sabido que a cidade não consegue arcar com obras assim, e por isso é necessária o diálogo com o Governo do Estado para que sejam implantadas essas obras”.

A sabatina que durou cerca de 40 minutos, foi finalizada com o famoso “bate bola”, em que o candidato diz o que pensa sobre assuntos escolhidos pela direção da AEP Sabatinas.

Os programas da AEP Sabatinas foram realizados por meio Facebook da Associação do Estudantes de Peruíbe.

9 thoughts on “AEP Sabatinas: Gilberto Giba diz que Peruíbe não pode depender só do Turismo

  • Avatar
    12/06/2021 em 15:42
    Permalink

    fantástico este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para se informar mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

    Resposta
  • Avatar
    12/06/2021 em 00:55
    Permalink

    demais este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para aprender mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

    Resposta
  • Avatar
    11/06/2021 em 04:13
    Permalink

    Helpful information. Fortunate me I found your web site by chance, and I am surprised why this twist of fate didn’t took place in advance! I bookmarked it.

    Resposta
  • Avatar
    08/06/2021 em 23:11
    Permalink

    Adorei este site. Pra saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e únicos. Tudo que você precisa saber está está lá.

    Resposta
  • Avatar
    06/06/2021 em 21:20
    Permalink

    Este site é realmente fabuloso. Sempre que acesso eu encontro coisas incríveis Você também pode acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! conteúdo único. Venha saber mais agora! 🙂

    Resposta
  • Avatar
    27/05/2021 em 05:09
    Permalink

    Este site é realmente fascinate. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas diferentes Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha descobrir mais agora! 🙂

    Resposta
  • Avatar
    14/05/2021 em 02:26
    Permalink

    I think this is among the most vital info for me. And i am glad reading your article. But should remark on few general things, The website style is great, the articles is really excellent : D. Good job, cheers

    Resposta
  • Avatar
    13/04/2021 em 21:52
    Permalink

    Great website. A lot of useful info here. I’m sending it to a few buddies ans also sharing in delicious. And naturally, thank you to your sweat!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *